18 disciplinas + 6 meses para dissertação
Assista quando puder
de carga horária total
Estudo e aplicação do processo de benchmark na indústria de planejamento estratégico e financeiro. Estratégia de avaliação de clima e resultados. Estruturação de visão do negócio, detalhamento sobre objetivos, ideais e perspectivas de crescimento. Estabelecimento de metas comerciais, financeiras, processos e planejamento. Análises de oportunidades e ameaças a partir do nicho de mercado da empresa e seu público alvo, bem como sua situação financeira e capacidade logística.
Elaboração de um plano de consultoria financeira e terceirização do departamento financeiro de uma empresa, para apoiar a gestão com as principais métricas. Análise micro e macro, gerenciamento de cobrança, faturamento, emissão de notas fiscais, projeção orçamentária, fluxo de caixa e patrimônio. Ferramentas práticas de organização de contas a pagar e receber, relatórios com principais dados de saúde financeira, gestão fiscal e tributária. Estudo dos indicadores estratégicos como ponto de equilíbrio, margem de lucro, rentabilidade e ROI. Formação em Business Partner em finanças.
Estudo das demonstrações financeiras a serem auditadas. Conceitos gerais de auditoria, normas e auditoria independente. Responsabilidades do auditor e seu desenvolvimento nos trabalhos de auditoria. Evidenciação e parecer dos auditores independentes. Planejamento da auditoria e sua materialidade. Natureza, época e extensão de testes. Controle de qualidade em auditoria. Organização dos papéis de trabalho. Auditoria de vendas e contas a receber, custos e estoques, investimentos (imobilizado e intangível), obrigações gerais e tributárias. Ferramentas práticas de construção de relatórios e pareceres. Procedimentos analíticos. Continuidade operacional e eventos subsequentes.
Técnicas de valuation para avaliação de empresas, abordando conceitos de valores, métodos de avaliação como múltiplos, custo de capital, modelo de dividendos, fluxo de caixa, entre outros. Fluxo de caixa descontado, avaliação relativa e avaliação por direitos contingentes. Valuation de startups, empresas pequenas, médias e grandes. Volume de investimento e participação societária do investidor. Ferramentas práticas para a melhor escolha do método de valuation para diferentes tipos de organização. Percepção de valor sobre uma empresa e consideração do capital humano na formação de um preço de uma empresa O que fazer e não fazer ao avaliar e negociar uma empresa. Principais benefícios profissionais e o mercado de avaliação de
Processo de apuração de impostos, controle, fluxo de caixa e gerenciamento. Ferramentas práticas para o bom entendimento das principais demonstrações financeiras e contábeis. Balanço Patrimonial, demonstração de Resultados do Exercício (DRE), demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do valor adicionado (DVA, que permite saber quais foram as riquezas geradas em um determinado período de movimentação financeira do negócio) e notas explicativas.
Aplicação de processos de governança e compliance com objetivos de maximização do valor da empresa e minimização de riscos. Estudo e aplicação de controladoria como importante processo empresarial nas áreas de administração e gestão, contabilidade, recursos humanos e gestão de riscos. Controle Interno e a lei anticorrupção no 12.846/13. Decreto 8.420/15. Mapas de riscos e programas de integridade, instruções normativas e consumer compliance. Governança corporativa como ferramenta prática para valorização de cultura e boa gestão financeira.
Ferramentas práticas de planejamento e controle. Estratégia de orçamento empresarial. Etapa operacional. Etapas da montagem do orçamento e sistemas de informação gerencial. Plano de investimentos nos ativos de longo prazo. Etapa financeira e modelos orçamentários. Instrumentos de Planejamento (PPA, LDO, LOA). Noções sobre economia no setor público. Federalismo Fiscal.
Estudo de forma sistêmica e prática de recuperação de empresas através dos pilares: Reestruturação de Dívidas Negociação de dívida. Projeção financeira e capacidade de pagamento. Criação de uma proposta para a reestruturação do passivo. Introdução à recuperação judicial e ponderação sobre sua viabilidade para a empresa. Reestruturação Operacional Gestão de caixa em crise. Projeção consistente. Priorização de desembolsos. Gestão do capital de giro em situação de retomada de operação paralisada pela crise. Redução de estoque e aumento da lucratividade. Combate à entropia nas organizações. Liderança Gestão de pessoas na crise. Método PECIF. Turnaround: Reestruturação e recuperação de negócios Reestruturação Societária Avaliação de empresas e sociedade. Fluxo de caixa descontado. Valor patrimonial. Valor das sinergias. Benefícios fiscais. Avaliação de dívidas. Comunicação dos fundamentos de valor da empresa. Expectativas de valores por parte dos decisores. Confiança no ativo e nas pessoas envolvidas. Desempenho do negócio sendo deteriorado ao longo da transação. Orientação estratégica das partes da transação. Visão Sistêmica e prática de reestruturação de Empresas Análise de erros fatais em uma reestruturação de empresas. Insistência no sonho que não deu certo. Confusão entre resultado contábil e resultado caixa. Perda da visão macro. Alocação de recursos sem priorizar as operações da companhia. Apego. Tomada de decisão sem entender a realidade do negócio. Distress do ponto de vista estratégico. Avaliação das prioridades de preservação e crescimento e das opo das oportunidades de enxugamento.
Identificação e avaliação dos principais riscos fiscais enfrentados pelas empresas, incluindo questões relacionadas à tributação, conformidade fiscal e planejamento tributário. Estratégias e instrumentos legais para proteção de ativos empresariais e pessoais contra eventuais contingências e litígios. Planejamento sucessório empresarial e familiar, incluindo a preparação de sucessores, transmissão de bens e gestão de conflitos. Conceito, estruturação e benefícios da utilização de holdings como ferramenta de gestão patrimonial, sucessória e tributária.
Instrumentalizar o aluno sobre tecnologia e inovação aplicadas a produtos e serviços financeiros, abordando a revolução da indústria financeira protagonizada pelas Fintechs. Estabelecimento de cultura e pensamento inovador, visão macro sobre diversos aspectos da indústria financeira, levando a oportunidades de inovação, ganhos de eficiência e criatividade para todas as áreas de finanças. Sistemas de informação da controladoria. Sistemas integrados de informação. Premissas para a concepção do modelo de informação e seus reflexos no delineamento do sistema de informações. Arquitetura do sistema de informações. Conceitos fundamentais subjacentes ao sistema de informações. Papel do controller no delineamento do sistema de informações.
Comércio Exterior e Mercado Global
Estudo e aplicação das finanças corporativas no contexto internacional, abordando o comércio exterior, mercados financeiros globais e estratégias de captação e alocação de recursos no exterior. Estruturação de operações cambiais e hedge financeiro para proteção contra flutuações cambiais. Gestão de contratos internacionais e práticas financeiras voltadas ao comércio exterior, incluindo financiamento de exportações e importações. Análise de risco-país, diferenciação entre mercados emergentes e maduros, e seus impactos nas decisões financeiras. Estratégias de precificação global, políticas de transferência de preços e otimização fiscal em operações internacionais. Compliance financeiro e tributário em mercados globais. Ferramentas práticas para a gestão de operações financeiras internacionais e construção de cenários econômicos para subsidiar decisões empresariais globais.
Estudo de estratégias de gestão financeira em cenários de crise, com foco em resiliência organizacional. Identificação e gerenciamento de fatores de crise, como mudanças abruptas no mercado, riscos financeiros e econômicos, e crises de liquidez. Métodos de diagnóstico para identificação de desequilíbrios financeiros e operacionais. Criação de planos de contingência financeira e estratégias para mitigação de impactos. Ferramentas para gestão de caixa em momentos de instabilidade e redução de custos operacionais sem comprometer a continuidade do negócio. Análise de reestruturação financeira emergencial, renegociação de dívidas e estratégias de comunicação com stakeholders. Métodos para fortalecimento da resiliência organizacional e construção de uma cultura de prevenção de crises.
Se você deseja buscar o reconhecimento do seu título internacional pela plataforma Carolina Bori, a UCBS possui parceria oficial com a PAIDEIA Conexões Acadêmicas — assessoria especializada nesse processo.
A PAIDEIA já acompanhou diversos casos de sucesso e oferece condições exclusivas para nossos alunos, com suporte completo, clareza e segurança em todas as etapas.
*Observação: o reconhecimento do título pela plataforma Carolina Bori é um processo civil administrativo, sujeito à análise da universidade brasileira responsável. Não se trata de garantia automática, dependendo do perfil do aluno e dos critérios da instituição que realizará o reconhecimento.
Uma das instituições educacionais mais tradicionais dos EUA, com mais de 150 anos de história promovendo qualidade e excelência no ensino superior.
A UCBS possui reconhecimento institucional internacional que reforça ainda mais a credibilidade dos nossos mestrados: